15 fevereiro, 2012

0

Os 20 anos de Sailor Moon: afinal, quando é o aniversário oficial?


Pode procurar na internet: garanto que vai ser difícil de descobrir a data oficial do aniversário da série Sailor Moon. Tem data de estreia do anime, lançamento do primeiro tankouhon, do musical, do live action… Mas a data oficial de lançamento do mangá na Nakayoshi é uma grande confusão. Mesmo o site oficial Sailormoon.channel não traz uma informação muito precisa… E para complicar ainda mais tem gente que confunde e coloca Sailor V junto nessa salada mista.

Após uma longa investigação, podemos bater o martelo e dizer que o nascimento do mangá, ou seja, quando o primeiro capítulo de Sailor Moon foi publicado pela primeiríssima vez na revista Nakayoshi, foi na edição de fevereiro de 1992. Mas na verdade não é tão simples assim, pois a edição de fevereiro de 1992 foi publicada na verdade em 28 de dezembro de 1991. Estranho, né? É como se Sailor Moon tivesse nascido num dia e fosse registrada em cartório com uma data diferente. Mas o sistema de publicação japonês é assim mesmo e antecipa os exemplares em cerca de um mês. Se você entrar agora no site da Nakayoshi poderá conferir que a edição à venda é a de março e não a de fevereiro.

A maioria já sabe, mas como a história do “nascimento” de Sailor Moon é bem legal, não custa contar de novo, né? Então senta que lá vem a história!

No dia 18 de julho de 1991 Sailor V aparecia pela primeira vez nas páginas da revista Nakayoshi. O que a princípio deveria ser um conto fechado acabou virando uma série depois que a TV Asashi, interessada na história, propôs transformar Sailor V em anime. Foi aí que Naoko Takeuchi, resolveu dar um “Power Up” e estender o conceito da história para um grupo de cinco guerreiras vestidas de marinheiro, no melhor estilo Super Sentai. Mas, acredite se quiser, o plano inicial era manter Sailor Venus como protagonista e a obra seria chamada “Bishoujo Senshi Sailor V”! A edição janeiro de 1992 da revista Nakayoshipublicada originalmente em novembro de 1991, trazia a imagem abaixo, publicada posteriormente também no Artbook Infinity, anunciando o “upgrade” na história inicial:


Apenas um mês após esse anuncio, Naoko Takeuchi mudou tudo de novo, e o primeiro ato do mangá de Sailor Moon foi publicado na edição seguinte tal qual o conhecemos. O mangá continuou a ser publicado na Nakayoshi mensalmente durante cinco anos, até a publicação do último ato na edição de março de 1997. Paralelamente, Codename Sailor V foi mantida como uma série precedente à história de Sailor Moon e seguiu sendo publicada periodicamente na revista Run-Run, até o seu ato final na edição de novembro de 1997.

Depois disso fica fácil: a estreia do anime na televisão japonesa aconteceu em no dia 7 de março e o lançamento do tankouhon número 1 ocorreu em 6 de julho,  contendo os cinco primeiros atos do mangá.
Independente da data exata, o que realmente importa (e é o mais legal de tudo isso) é que a gente pode comemorar o aniversário de Sailor Moon várias vezes durante o ano em várias datas diferentes, não acham?

É por isso que 2012 é o ANO do 20° Aniversário. Agora só falta que os presentes comecem a chegar!
Se alguém tiver essa revista Nakayoshi de fevereiro de 1992 pode se considerar uma pessoa de muita sorte, afinal um volume desses deve valer um bom bocado entre os colecionadores de Sailor Moon! ^.~

Parabéns, Bishoujo Senshi Sailor Moon! Vamos comemorar o ano inteiro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...