13 janeiro, 2012

1

Otaku Ou Otome?


Otaku ou Otome?

Otaku é um termo usado no Japão para designar um fanático por um determinado assunto, qualquer que seja. A palavra otaku em japonês é, originalmente, um tratamento respeitoso na segunda pessoa (literalmente "o seu clã" ou "a sua família"). No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo.

Nos Estados Unidos, o termo chegou em 1992 com o anime “Otaku no Video” (Uma mistura de anime e documentário que mostrava a vida dos vários tipos de fanáticos em animação na época) e foi difundido pela revista informativa Animerica como um termo para identificar indivíduos fanáticos como aqueles retratados na animação supracitada.

No Brasil a popularização do termo, e em certa medida até mesmo do anime e do mangá no país se deu graças a primeira revista especializada de anime e mangá no Brasil - a "Animax". Em tal revista utilizou-se provavelmente pela primeira vez a palavra otaku no mercado editorial brasileiro para agrupar pessoas com uma preferência por animação e quadrinhos japoneses.


A palavra “ Otome ” vem do nome de um pedaço de uma rua em Tóquio, chamada de Otome Road, que atende exclusivamente à altamente gastadora, e anteriormente ignorada, porção dos grupos da cultura Pop japonesa - as otakus fêmeas. Sim, “Otome” é a versão feminina de “Otaku”.

“Otomes” são princesas, mulheres nobres, atrizes conceituadas, valquírias em armaduras, garotas mágicas e sacerdotisas. Descreve um tipo de estado feminino que é poderoso, mas não sexualizado. Em outras palavras, a cultura “Otome” é aquela que gira em torno da mente feminina, projetando ao mundo um ponto de vista exclusivamente feminino, com ideais de poder feminino.

Mais como o termo Otaku é usado para designar um fã de anime, mangás e etc... cabe a você escolher como deve chamar ou ser chamado, mais fica ae a explicação, Otaku para os meninos e Otome para as meninas

Arigatou gozaimasu!

\o/



Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...